Renda ExtraCryptoDestaques

GameFi: O Cenário dos Jogos Blockchain em 2024

Dentre os jogos e plataformas que existem dentro da Web3 e na blockchain, tivemos o surgimento do GameFi, uma mistura de jogos com finanças descentralizadas que atraiu muitos usuários com uma rápida ascensão nos seus números, movimentando bilhões de dólares. No entanto, com o passar do tempo, essa tendência perdeu espaço devido à falta de sustentabilidade dos sistemas apresentados até o momento.

Neste artigo, analisamos o relatório desenvolvido pela ChainPlay em parceria com a Storible sobre o cenário dos Jogos GameFi em 2024. Venha descobrir o estado atual desse mercado!


O que é GameFi?

image.png
CoinBase

De forma simples, GameFi é a fusão dos termos GAME + FINANCE. Dentro do ambiente da blockchain, o “finance” se refere às finanças descentralizadas (DeFi). Dessa forma, o GameFi busca gamificar as finças para atrair tanto o público de jogos quanto o de DeFi em um único produto.

Um exemplo desse estilo de jogo é o Splinterlands, que começou como um jogo de cartas NFTs e evoluiu para um sistema muito mais complexo. Além de batalhas de cartas, o jogo oferece pools de liquidez, staking de tokens e a possibilidade de gerar recompensas extras dentro do ecossistema.

Com a introdução das LANDs e constantes atualizações, o Splinterlands tem se transformado em um verdadeiro GameFi. Por exemplo, para ativar uma LAND, é necessário realizar o stake do token Dark Energy Crystal (DEC) e de cartas, o que permite produzir outros tokens como Grain e SPS. Em atualizações recentes, foi adicionado o recurso de criar pools de liquidez entre DEC e Grain diretamente na plataforma, consolidando ainda mais a ideia de GameFi.

O objetivo dos recursos obtidos com as LANDs é fornecer liquidez e criar novos tipos de cartas de magia, que serão exclusivas do craft realizado pelos jogadores.


Qual é a situação dos GameFis em 2024? 93% Sumiram!

ChainPlay

De acordo com o relatório da ChainPlay em parceria com a Storible, um total de 3.279 projetos foram analisados. Dos projetos estudados, 93% foram classificados como “mortos”. Um projeto é considerado “morto” se:

  1. O preço caiu mais de 90% em relação ao seu All Time High.
  2. Possui menos de 100 usuários ativos diários.

Os dados de preço foram coletados no Dune Analytics, enquanto as estatísticas de usuários vieram do DappRadar.

O relatório também destaca a alta rotatividade no setor de GameFi. Em média, 316 novos projetos são lançados por ano, enquanto 262 desaparecem. Além disso, o tempo de vida médio de um GameFi é de apenas 4 meses, em comparação aos 3 anos de duração de outros projetos crypto.

Essa curta longevidade reflete a dificuldade de manter investidores interessados. Eles esperam jogos divertidos e, ao mesmo tempo, um bom retorno sobre o capital investido, algo que tem se mostrado um grande desafio.


A queda nos investimentos

Como consequência dessa situação, os investimentos em GameFi diminuíram drasticamente. Em 2022, o setor atingiu seu ATK com US$ 5,5 bilhões, mas em 2024, esse valor caiu para US$ 850 milhões. Essa queda reflete o grande risco percebido pelos investidores, que se tornaram mais criteriosos na seleção de projetos de Venture Capital.


Quer saber mais? Confira o vídeo abaixo para entender todos os detalhes do relatório e os desafios que os GameFi enfrentam! Não perca!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 1 =